Um bom sistema de gerenciamento de armazéns, ou sistema WMS, dificilmente pode ser adquirido e iniciado uso de um dia para o outro, salvo quando falamos de ferramentas de simples funcionalidades de controle de estoque – o que não deveria nem ser considerado como um WMS.
O processo de implantação e treinamento de um sistema WMS pode ter um ciclo de 120 a 180 dias, a depender das integrações, equipamentos, projeto, disponibilidade de terceiros e outras necessidades.
Finalmente no go live, a operação inicia com mãos próprias, mas a pouca experiência dos novos usuários vai exigir uma atenção carinhosa da equipe de projetos, ao longo de pelo menos mais 30 dias, durante a fase de adaptação.
A Supervisora de Atendimento Vanessa Filus fala sobre o sistema exclusivo de gestão de tarefas da e-Ship WMS, que ajuda colaboradores e clientes com a rotina diária de tarefas e chamados, registrando, acelerando e melhorando o atendimento e a execução de tarefas relacionadas ao WMS. Segundo Vanessa, o TAR, como o sistema é chamado, é um grande diferencial da e-Ship perante outras empresas do mercado, cujo atendimento muitas vezes é engessado, distante e sem contato humano.
Depois da implantação de um sistema WMS (Sistema de Gestão de Armazém) as empresas têm consciência da importância
do atendimento pós-venda?
O atendimento pós-implantação é de extrema importância para ambas as partes, para que a operação tenha seus ganhos de produtividade, confiabilidade de dados, e comprometimento nas entregas. Contamos com um time de Consultores de Implantação, Suporte e Treinamentos, equipe apresentada ao cliente desde o processo de levantamento de dados até a implantação do Sistema e-Ship. Deixamos à disposição todos os canais de atendimentos, como TAR (Gestor de Tarefas), Central de Atendimento, Teams, grupos WhatsApp, e-mail para a retirada de dúvidas, ajustes e solicitações de melhorias.
Qual é o principal erro/equívoco no pós-implantação de um sistema WMS?
Um dos grandes erros pós-implantação é a identificação tardia de um processo/fluxo, ou por falha e/ou falta de conhecimento. Isto compromete todo o processo de implantação, treinamentos e qualidade da performance da operação e do sistema. Contar com um time de operações comprometida, com olhar atento aos detalhes é primordial.
Qual o diferencial da e-Ship nessa questão?
Para nós da e-Ship é de extrema importância que todo o processo de levantamento e mapeamento, seja muito claro ao longo da implantação. Pois, é desta forma que poderemos identificar melhorias, ou até impedimentos dentro da operação de nosso cliente. Contamos com profissionais qualificados e treinados para que todo o processo seja linear, e que ambos ganhem. No momento do pós-implantação, o cliente está no comando de sua operação, onde deve ter o olhar crítico junto a sua equipe operacional; utilizando dos conhecimentos repassados em treinamentos presenciais e online, e usufruindo na totalidade das funcionalidades e-Ship. Conduzimos um atendimento personalizado após 30 dias de implantação, onde conseguimos identificar pontos falhos operacionais, e comunicar de imediato os gestores da operação. Mas é importante ressaltar, que o comprometimento deve ser na sua totalidade, para que os resultados sejam expressivos e satisfatórios.
Fale um pouco sobre o Gestor de Tarefas (TAR) da e-Ship:
O TAR foi idealizado pelo nosso Diretor Roberto Rigon Hoffmann, a partir de uma necessidade interna de aprimorar o atendimento ao cliente usuário do SISTEMA WMS. Buscamos no mercado uma ferramenta, porém sem sucesso, nenhuma que suprisse nossas expectativas a respeito de ganhos de qualidade no atendimento junto ao nosso cliente e integrações com nosso sistema. A visão macro era necessária para que pudéssemos ter uma ferramenta versátil e ágil, conectada ao SISTEMA WMS, otimizando assim o tempo de resolução de nossos chamados, e consequentemente melhora em nossos atendimentos.
Quando e por que foi desenvolvido o TAR?
O TAR foi desenvolvido pela nossa equipe de Tecnologia, em outubro de 2022, e chegamos em um sistema de fácil acesso e muito intuitivo, trazendo maior segurança no registro das demandas, bem como no direcionamento as áreas corretas e resoluções. O desenvolvimento foi projetado, para ações de melhorias, operacional, ações técnicas, suporte, integrações, entre outros. Assim conseguimos afinar o relacionamento da e-Ship com nossos clientes, bem como o acompanhamento em tempo real das atividades.
Qual a principal função do TAR?
Gestão de todas as demandas internas ou externas, priorizadas através de sua classificação, criticidade, e prazos pré-determinados em nosso SLA de atendimento, gerando assim uma satisfação de excelência. O TAR gerencia as tarefas de implantação, pós-venda, agendas, dúvidas sobre o sistema e sobre outras áreas.
Como funciona o Gestor de Tarefas e-Ship?
O TAR está habilitado no mesmo banco de dados do cliente, onde ele terá acesso tanto ao seu perfil no SISTEMA WMS, como ao TAR. Pensando na agilidade do processo, fica disponível neste ambiente o módulo de Treinamentos, onde contamos com uma base de conhecimentos onde o cliente poderá consultar a qualquer momento as informações e sanar suas dúvidas, bem como realizar reciclagem junto aos seus colaboradores. No módulo Sprint, o cliente pode abrir sua solicitação, relatando a demanda, bem como anexando fotos, vídeos, documentos quando necessários. Além do acompanhamento via TAR, o cliente também é notificado via email das ações realizadas em seu chamado. No encerramento de sua demanda, o cliente poderá avaliar o atendimento para que possamos identificar pontos de melhorias.
Quais os benefícios do TAR para os clientes e-Ship?
Vanessa enumera as vantagens:
1º. Custo zero
2º. Confiabilidade dos dados
3º. Base de conhecimentos integrada
4º. Agilidade na utilização
5º. Acompanhamento em tempo real6º. Intuitivo
7º. Interação com equipe através de mensageria
8º. Usuários ilimitados
9º. Sem bots
10° Exclusividade e atendimento humanizado
Tanto o plano Khoda como o Elyze incluem o serviço de gestão de tarefas?
Sim, ambas versões têm disponível o TAR de forma nativa. Assim que são realizadas as configurações do ambiente, o cliente já pode iniciar a utilização da ferramenta TAR, sendo esta exclusiva para clientes e-Ship WMS.
Ficou claro como é importante para uma empresa que contrata um WMS contar com uma empresa de tecnologia que ofereça estrutura de atendimento e suporte intensivos. Um sistema de logística com um sistema de gestão de tarefas integrado certamente facilita a rotina logística dos usuários, e acelera a resolução de tarefas e chamados.
O WMS e-Ship considera o cliente sua maior motivação, e por isso, cria ferramentas, funcionalidades e treinamentos focados na sua satisfação.