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Fulfillment para E-commerce: Por que ele é crucial no crescimento da sua loja virtual

Podemos dizer que o fulfillment para e-commerce foi uma das melhores sacadas para o comércio eletrônico, principalmente para empresas que já tem um volume diário, mesmo que mínimo.

Além de agilizar todo o processo de entrada dos produtos, recebimento, armazenagem e expedição dos pedidos, o fulfillment ajuda a reduzir custos operacionais, melhora a eficiência dos envios, e principalmente a satisfação do cliente.

O que é Fulfillment, o que significa?

Fulfillment, foi o nome dado ao conjunto completo da operação logística, de uma forma muito mais simples para o entendimento, nada mais é que o seu processo diário feito na empresa todos os dias, ou seja:

  • Receber os produtos do fornecedor.
  • Conferir os produtos, quantidades, integridade dos mesmos e armazenar.
  • Lançar em sistema as quantidades, lotes e validades de cada SKU.
  • Efetuar as separações dos pedidos e envio para os clientes.

O processo de Fulfillment é para qualquer empresa?

Sim, exatamente, terceirizar a logística é um processo que pode ser feito por pequenas, médias e grandes empresas.

Porque, independentemente da quantidade de pedidos, terceirizar a logística é totalmente benéfico, pois o tempo que seria destinado a parte operacional do negócio, é utilizado a novas formas de anunciar e vender, reduzir custos, novos produtos, fornecedores e parcerias.

Consultando a “Amplo Logística“, empresa de fulfillment em Curitiba – pr e referência de serviços “Fulfillment” no Brasil, a mesma informa que a terceirização se torna viável á partir de 30 pedidos mês, pois o custo já se torna totalmente justificado, devido à redução significativa de custo e eficiência.

7 Vantagens de ter uma operação Fulfillment para E-commerce

  • Redução de custos operacionais (aluguel de sede, funcionários, custos com itens de armazenagem e segurança)
  • Eficiência operacional: Equipe profissional separando e embalando seus produtos da forma correta
  • Escala de vendas e gestão de picos de vendas
  • Redução de erros
  • Gestão de devoluções
  • Economia de tempo
  • Segurança (armazém com seguro)

Desvantagens do Fulfillment

  • Complexibilidade, pode ser um pouco completa, principalmente para empresas pequenas;
  • Dependência de terceiros
  • Dificuldades de integração: Depender dos sistemas certos conversarem para um bom andamento de todo processo.

Quais os softwares necessários para uma boa gestão de Fulfillment para E-commerce

Hoje um empreendedor precisa somente de 3 softwares para rodar toda a sua operação com tranquilidade.

  1. LOJA VIRTUAL: Site onde os clientes entram para ver os produtos e efetuar a compra. (responsabilidade do lojista)
  2. ERP (Enterprise Resource Planning): Integra todas as operações da empresa, incluindo vendas, finanças, recursos humanos e logística. (responsabilidade do lojista)
  3. WMS (Warehouse Management System): Gerencia o armazenamento, controle de inventário e movimentação de produtos dentro do armazém. Aqui, a escolha de um sistema eficiente como o e-Ship é crucial. A e-Ship não só gerencia todas essas operações com precisão, mas também otimiza cada etapa do processo, garantindo que os produtos sejam armazenados e movimentados de forma eficiente e segura proporcionando uma gestão integrada e inteligente, essencial para o sucesso do e-commerce.

Portanto, não há desculpas para não iniciar uma operação fulfillment do seu e-commerce imediatamente.

Post feito de autoria de Marcos Boeira / Analista Comercial/Marketing – Amplo Logística – Fulfillment para E-commerce, a qual utiliza o sistema WMS da e-Ship em sua operação.