Podemos dizer que o fulfillment para e-commerce foi uma das melhores sacadas para o comércio eletrônico, principalmente para empresas que já tem um volume diário, mesmo que mínimo.
Além de agilizar todo o processo de entrada dos produtos, recebimento, armazenagem e expedição dos pedidos, o fulfillment ajuda a reduzir custos operacionais, melhora a eficiência dos envios, e principalmente a satisfação do cliente.
O que é Fulfillment, o que significa?
Fulfillment, foi o nome dado ao conjunto completo da operação logística, de uma forma muito mais simples para o entendimento, nada mais é que o seu processo diário feito na empresa todos os dias, ou seja:
- Receber os produtos do fornecedor.
- Conferir os produtos, quantidades, integridade dos mesmos e armazenar.
- Lançar em sistema as quantidades, lotes e validades de cada SKU.
- Efetuar as separações dos pedidos e envio para os clientes.
O processo de Fulfillment é para qualquer empresa?
Sim, exatamente, terceirizar a logística é um processo que pode ser feito por pequenas, médias e grandes empresas.
Porque, independentemente da quantidade de pedidos, terceirizar a logística é totalmente benéfico, pois o tempo que seria destinado a parte operacional do negócio, é utilizado a novas formas de anunciar e vender, reduzir custos, novos produtos, fornecedores e parcerias.
Consultando a “Amplo Logística“, empresa de fulfillment em Curitiba – pr e referência de serviços “Fulfillment” no Brasil, a mesma informa que a terceirização se torna viável á partir de 30 pedidos mês, pois o custo já se torna totalmente justificado, devido à redução significativa de custo e eficiência.
7 Vantagens de ter uma operação Fulfillment para E-commerce
- Redução de custos operacionais (aluguel de sede, funcionários, custos com itens de armazenagem e segurança)
- Eficiência operacional: Equipe profissional separando e embalando seus produtos da forma correta
- Escala de vendas e gestão de picos de vendas
- Redução de erros
- Gestão de devoluções
- Economia de tempo
- Segurança (armazém com seguro)
Desvantagens do Fulfillment
- Complexibilidade, pode ser um pouco completa, principalmente para empresas pequenas;
- Dependência de terceiros
- Dificuldades de integração: Depender dos sistemas certos conversarem para um bom andamento de todo processo.
Quais os softwares necessários para uma boa gestão de Fulfillment para E-commerce
Hoje um empreendedor precisa somente de 3 softwares para rodar toda a sua operação com tranquilidade.
- LOJA VIRTUAL: Site onde os clientes entram para ver os produtos e efetuar a compra. (responsabilidade do lojista)
- ERP (Enterprise Resource Planning): Integra todas as operações da empresa, incluindo vendas, finanças, recursos humanos e logística. (responsabilidade do lojista)
- WMS (Warehouse Management System): Gerencia o armazenamento, controle de inventário e movimentação de produtos dentro do armazém. Aqui, a escolha de um sistema eficiente como o e-Ship é crucial. A e-Ship não só gerencia todas essas operações com precisão, mas também otimiza cada etapa do processo, garantindo que os produtos sejam armazenados e movimentados de forma eficiente e segura proporcionando uma gestão integrada e inteligente, essencial para o sucesso do e-commerce.
Portanto, não há desculpas para não iniciar uma operação fulfillment do seu e-commerce imediatamente.
Post feito de autoria de Marcos Boeira / Analista Comercial/Marketing – Amplo Logística – Fulfillment para E-commerce, a qual utiliza o sistema WMS da e-Ship em sua operação.