Investir em tecnologia logística ajuda no crescimento de empresas e isso acontece pela aceleração e assertividade na armazenagem de produtos e envio de encomendas. Para se manter competitivo, é preciso apostar em soluções que ajudem a acelerar os processos de e assegurar as operações no armazém, representando a conquista de novos clientes e a redução de custos com logística garantindo um sucesso da logística.
E como o WMS ajuda o armazém alcançar o sucesso da logística?
O WMS é um software que pode ser acessado tanto por um computador quanto em um aplicativo de smartphone. Como seu nome indica (inglês para Sistema de Gerenciamento de Armazém), ele atua na logística de uma ponta a outra, fazendo todo o gerenciamento de informações do armazém.
Na prática, isso significa que o sistema indica quando chega uma mercadoria, em que lugar ela foi colocada dentro do armazém, qual é o caminho mais rápido para acessá-la e a melhor forma de envio.
Além disso, o WMS permite criar diferentes processos de forma personalizada. Ele tem controle robusto do estoque, reduz o tempo de espera entre as etapas e melhora a gestão de uma forma geral. Isso tudo possibilita a redução no custo de mão de obra e traz maior agilidade na execução das atividades. O resultado é a diminuição no extravio de mercadorias e até mesmo perda de produtos quando eles saem do armazém.
De acordo com um especialista
O executivo comercial da empresa e-Ship Tecnologia Logística, Alexandre Schnorr, explica que investir na tecnologia certa pode ajudar um empreendimento a se destacar da concorrência. “Atualmente o consumidor exige tecnologia. Empresas que não se atualizam estão fadadas a quebrar. Temos exemplos de grandes empresas que se perderam no processo e sumiram do mercado.”
Investir em tecnologia é primordial. Sistemas que auxiliam no crescimento, eliminando processos repetitivos e utilizando inteligência artificial para tomadas de decisão, ajudam no processo e deixam os gestores focados para o que traz receita para empresa: vendas. “Somente com a tecnologia adequada a empresa terá um crescimento saudável, elevando seu faturamento sem precisar aumentar o custo fixo otimizando o sucesso da logística”
Colocar essas soluções em prática, além de contribuir para oferecer prazos melhores, pode ser a estratégia ideal para quem está em busca de redução de custos na logística e, principalmente, garantir uma experiência de compra do consumidor satisfatória.
Outras alternativas para o sucesso da logística
Entender como o WMS pode ampliar o alcance do seu empreendimento já é meio caminho andado. Porém, existem outras soluções com capacidade de ajudar na rentabilidade e na entrega mais dinâmica. Veja, a seguir, algumas:
Minihubs e estoques mais próximos
O maior número de entregas exige que o e-commerce e o fornecedor estejam cada vez mais próximos do cliente final. Optar por um WMS já ajuda neste sentido, mas outra alternativa é usar um minihub, ou seja, pequenos estoques mais próximos dos clientes.
Um exemplo seria transformar a loja física no próprio depósito. Se bem localizado, ele pode diminuir as distâncias entre o cliente e o local de armazenamento.
Pontos de coleta e retirada
Algumas entregas não chegam em locais perigosos, com restrições ou muito afastados. Por isso, encontrar uma forma de atender o cliente, que se encontra em tal local, pode auxiliar até mesmo na reputação da sua empresa. Poder dizer que realiza entregas em locais impossíveis para concorrência é um diferencial.
Para isso, é possível aplicar pontos de coleta e retirada, os chamados PUDO (Pick Up & Drop Off). Eles ficam em lugares estratégicos, onde há maior circulação de pessoas. Isso facilita a entrega do produto para o destinatário final.
Implementar esse conjunto de ideias, usando como base o sistema WMS, pode fazer sua operação alcançar o sucesso da logística. Vamos juntos nesse voo?