Hoje, ter planejamento de qualquer ação dentro de uma empresa é essencial. O planejamento logístico pode fazer toda a diferença em um mercado cada dia mais competitivo e com consumidores que mudam seus comportamentos de compras rapidamente.
Para quem quer se manter no jogo é preciso utilizar estratégias de logística para ter controle do processamento dos pedidos e outras ações que envolvem esta operação até a efetiva entrega. Uma boa estratégia de logística pode garantir a sua credibilidade dentro do mercado bem como a fidelidade dos seus clientes.
A importância de estratégias de logística
Não só a fidelização dos clientes, as estratégias de logística podem também assegurar um espaço de destaque no mercado, pois podem ser o ponto diferencial em relação aos concorrentes.
A certeza da fidelização do cliente faz a empresa se tornar mais sólida e permite otimizar setores que podem estar sobrecarregados, além de favorecer a reincidência de compra dos consumidores.
A longo prazo, a logística pode impactar positivamente no crescimento e expansão da empresa dentro do mercado, visto que, com a certeza de clientes leais a confiança da empresa para se arriscar e ter sucesso fica mais concreta.
Quando os clientes buscam por avaliações, na maioria das vezes os comentários sobre rapidez e entregas eficazes de seus produtos podem garantir uma nova compra.
Clientes felizes atraem novos clientes
Aqui está a importância de se pensar e planejar uma estratégia de logística eficiente. Clientes que compram e se tornam fiéis à uma empresa, tendem a divulgar a qualidade do serviço oferecido a potenciais clientes e isto garante uma presença fixa no mercado.
Serviços de qualidade
As estratégias de logística podem favorecer a qualidade do serviço prestado. Isto porque elas visam facilitar o processo de compra e venda e garantir a satisfação do cliente. Independente da área e tipo de cliente que se busca atender, focar em oferecer um serviço de qualidade facilita a reincidência de compras, atração de potenciais clientes e até a logística reversa, quando necessário.
O Engenheiro de Projetos da e-Ship Tecnologia Logística, Hebert Allan Pereira dos Santos, alerta: “Para oferecer qualquer serviço de qualidade, cumprir com o prometido é algo essencial. Uma estratégia de logística deve atender as necessidades do cliente dentro das possibilidades da empresa. O descumprimento de prazos pode afetar a satisfação do cliente com a sua empresa, mesmo que a qualidade do seu produto seja excelente”.
Mais do que vender
Para quem está dentro do mercado de vendas sabe que só oferecer o produto não é suficiente para efetivamente vender. As estratégias de logística vieram para facilitar e garantir a comunicação entre os processos da empresa.
Hebert complementa: “O bom atendimento não é tão valorizado dentro deste aspecto como deveria. Seja no atendimento online ou físico, o atendimento deve ser o melhor possível para que o cliente se sinta valorizado.” Para isso é necessário garantir que o processamento da compra, atendimento de prazos e outras necessidades dos clientes devem ser atendidas prioritariamente.
Mais do que vender, fidelizar, é a cereja do bolo. O conhecimento de todo o processo que envolve a compra pode ser facilitado com estratégias organizacionais. Um exemplo é disponibilizar a venda de um produto que o vendedor não possui em estoque, isso atrasará o processamento, o envio e a entrega, que por conseguinte à satisfação do cliente, que pode não voltar a usar os serviços dessa empresa.
É importante então ficar atento a todas as etapas que envolvem os processos de venda, e não focar somente em realizar a venda, os processos logísticos, de entrega e até devolução, quando necessário, são também fatores essenciais. Um bom produto e um bom atendimento são muito importantes, mas é preciso conciliar com todas as outras etapas do processo, e dessa forma você irá fidelizar os seus clientes de outra maneira.