A tão esperada época de Black Friday, no ano de 2022, foi sinônimo de frustração para muitos empreendedores. Se para alguns a explicação da queda de vendas está nos jogos da Copa do Mundo, para outros os efeitos da pandemia e o recente período de eleições foram determinantes para o não cumprimento das metas. Alguns fatores em comum, contudo, continuaram a impedir maiores lucratividades em oportunidades de mercado como essa. Tratam-se dos problemas logísticos
De nada adianta prospectar um crescimento e aumento de vendas sem proporcionar a sua operação uma estrutura que comporte tais mudanças. Ao planejar maiores ganhos, é também preciso planejar ações que dêem sustentabilidade ao seu negócio. Assim, é possível que ele cresça sem perder o controle, a eficiência e a qualidade dos serviços.
A consultora de implantação da e-Ship WMS, Daiane Silva Martins, aponta que nem todas as empresas se preparam para datas especiais – nas quais as vendas sobem consideravelmente -, tomando os cuidados com equipe e estrutura, seja física ou digital. “Se um desses pilares não estiver bem estruturado, a probabilidade de insucesso é grande. Dentro do processo de compra está inclusa a etapa da logística, que é tão importante quanto o preparo do pedido e todos esses quesitos influenciam na experiência do cliente.”
Quando a etapa logística não é aprimorada, os gestores dos armazéns sofrem com dificuldades básicas e fundamentais para que uma época atípica como a Black Friday possa ser aproveitada perfeitamente. Entre as consequências estão as perdas de lucratividade, e, até mesmo, de confiança dos consumidores à marca, por uma má experiência oferecida.
Para ajudar a evitar esse cenário, separamos junto à Daiane 5 dicas importantes para que esses erros não ocorram – ou não se repitam – em suas operações.
1- Controle de recebimento
“É fundamental para que a operação suporte o aumento de demandas de períodos especiais de venda”, explica Daiane. Desse modo, contar com um controle tecnológico que permita a programação de entrada de itens no armazém, bem como a emissão de etiquetas e sugestões de endereçamento para armazenagem, é fundamental para que a operação suporte o aumento de demandas de épocas extraordinárias.
2- Conferência de inventário
Se desprender de papéis, que incorrem em erros e atrasos na operação, também é um importante passo para garantir a conferência detalhada do inventário. A modernização desse processo, com indicadores e integração com outros sistemas, garante que não faltarão itens durante as épocas de promoção, quando as demandas costumam aumentar.
3 – Monitoramento em tempo real
Daiane também ressalta como a falta de informações na mão dos gestores costuma ser a principal razão de desorganização em uma operação. “É importante investir em meios que possibilitem o monitoramento em tempo real da operação inteira, com dados e gráficos que facilitem as tomadas de decisões”, explica. São necessários dashboards personalizados, relatórios e avisos automáticos disponíveis ao alcance rápido dos gestores, como por meio de dispositivos móveis.
4 – Comunicação operacional
Em uma época de aumento de demandas, a comunicação entre colaboradores dentro do armazém ganha ainda mais valor. A chave para esse processo é contar com um sistema de mensageiro interno para membros da operação em tempo real, além de indicadores de processos e avisos automáticos em casos de falhas.
5- Controle de expedição
Por último, tão importante quanto controlar o recebimento, é conferir o bom andamento da etapa de expedição dos produtos. Quanto mais automatizado esse processo, menores são as falhas e maiores os lucros. Uma boa alternativa é contar com dashboards de acompanhamento e encaminhamento eletrônico de documentos, para, enfim, unir a conferência e a expedição em um só processo.
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